Respeitar o outro faz parte da Educação Infantil





REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL - IDENTIDADE E AUTONOMIA (RESPEITO À DIVERSIDADE)
Para que seja incorporado pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com quem convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religiosso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas. Uma atenção particular deve ser voltada para as crianças com necessidades especiais, que devido às suas características peculiares, estão mais sujeitas à discriminação. Ao lado dessa atitude geral, podem-se criar situações de aprendizagem em que a questão da diversidade seja tema de conversa ou de trabalho.
E é através de algumas atividades como LEITURA FEITA PELO PROPFESSOR, RODA DE CONVERSA, IMAGENS , TEATRO E FILMES que o professor consegue realizar o seu trabalho dentro do universo infantil, de forma gostosa e de interesse das crianças.
A ação do professor de Educação Infantil, como mediador das relações entre as crianças e os diversos universos sociais nas quais elas interagem, possibilita a criação de condições para que elas possam, gradativamente, desenvolver capacidades ligadas à tomada de decisões , à construção de regras, á cooperaçaão, á solidariedade, ao diálogo, ao respeito a si mesmas e ao outro...(RCN)
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial