Construção da Identidade e autonomia

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL - IDENTIDADE E AUTONOMIA
A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as caracterísicas físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal.
Sua construção é gradativa e se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição...
O ingresso na instituição infantil pode alargar o universo social das crianças, em vista da possibilidade de conviverem com outras crianças e com adultos de origens e hábitos culturais diversos, de aprender novas brincadeiras, de adquirir conhecimentos sobre realidades distantes...
Um exemplo particular é o caso das CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. QUANDO O GRUPO ACEITA EM SUA DIFERENÇA ESTÁ ACEITANDO-A TAMBÉM EM SUAS SEMELHANÇAS, POIS, EMBORA COM RECURSOS DIFERENCIADOS, POSSUI, COMO QUALQUER CRIANÇA, COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS PARA INTERAGIR COM O MEIO...
As crianças vão, gradualmente, percebendo-se e percebendo os outros como diferentes, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o que representa uma condição essencial para o desenvolvimento da autonomia.
Sua construção é gradativa e se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição...
O ingresso na instituição infantil pode alargar o universo social das crianças, em vista da possibilidade de conviverem com outras crianças e com adultos de origens e hábitos culturais diversos, de aprender novas brincadeiras, de adquirir conhecimentos sobre realidades distantes...
Um exemplo particular é o caso das CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. QUANDO O GRUPO ACEITA EM SUA DIFERENÇA ESTÁ ACEITANDO-A TAMBÉM EM SUAS SEMELHANÇAS, POIS, EMBORA COM RECURSOS DIFERENCIADOS, POSSUI, COMO QUALQUER CRIANÇA, COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS PARA INTERAGIR COM O MEIO...
As crianças vão, gradualmente, percebendo-se e percebendo os outros como diferentes, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o que representa uma condição essencial para o desenvolvimento da autonomia.
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