sábado, 12 de fevereiro de 2011

FIQUE POR DENTRO

Com certeza, já ouvimos falar sobre Educação Especial, Escola Inclusiva, Direitos do Deficiente. Não obstante, desconhecemos, na maioria das vezes, os Dispositivos Legais que dão suporte a estes conceitos.

- Os Conceitos de Deficiência;
- A Declaração dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência;
- As Leis Federais que contemplam o Deficiente;
- A Portaria nº 1679, de 02 de Dezembro de 1999, que trata dos Requisitos de Acessibilidade de pessoas portadoras de Deficiências;
- A definição de Educação Especial;
- A Educação Especial vista em diversos Contextos:
-- A Constituição Federal;
-- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
-- O Regimento Interno do Instituto Benjamin Constant;
-- Estatuto da Criança e do Adolescente;
-- Covenções Internacionais sobre Direitos Humanos:
-- Programa Mundial de Ação relativo às Pessoas com Deficiência;
-- Declaração de Salamanca;
-- Normas Sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas Com Deficiência;
-- Lei Orgânica da Assistência Social;
-- Parâmetros Curriculares Nacionais;
-- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - Parecer CEB 22/98 - e para o Ensino Fundamental - Parecer CEB 04/98;
- A Resolução CNE / CEB, de 11 de Setembro de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica;
- A Portaria nº 319, de 26 de Fevereiro de 1999, que trata das Diretrizes e Normas para o Uso, o Ensino, a Produção e a Difusão do Sistema Braille.

www.ibc.gov.br

Pesquise e bom trabalho.

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