quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Conheça um pouco mais sobre Paralisia Cerebral

Paralisia Cerebral (P.C) é uma forma de Encefalopatia Crônica não evolutiva, na qual são predominantes os distúrbios da motricidade.
Há três formas principais de Paralisia Cerebral:
Paralisia Cerebral Espástica: caracteriza-se pela rigidez dos músculos. A movimentação das extremidades é feita vagarosamente e com muito esforço. As lesões são no cortex motor, na área pre-motora e no trato piramidal.
Parlisia Cerebral Atetosa: caracteriza-se por movimetnos de torção do tronco e do pescoço. A mímica facial é comprometida; a linguagem é quase incompreensível. A manipulação de objetos torna-se difícil , sendo quase impossível a realização de atividades que impliquem motricidade fina; a marcha pode ser adquirida em uma minoria de casos. As lesões são no sistema extrapiramidal, particularmente nos gângios basais.
Paralisia Cerebral Atáxica: caracteriza-se por uma hipotonia, insuficiente tônus postural que provoca ausência de fixação para os movimentos. A pessoa que porta esse tipo de paralisia, apresenta pouco equilíbrio corporal e seus movimentos são sem rítmo, graduação e direção. A fala é pastosa, sem curvatura melódica; a marcha parece hesitante e às tontas. Na ataxia a área do cérebro afetada é, usualamente o cerebelo, ou o trato cerebelar.
Uma outra maneira de classificar a paralisia cerebral é de acordo com o número de extremidades afetadas:
Monoplagia: uma extremidade afetada;
Hemiplagia: duas extremidades afetadas;
Diplegia: extremidades inferiores afetadas;
Triplegia: quando há três extremidades afetadas e
Tetraplegia : as quatro extremidades encontram-se afetadas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial