quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Crianças com necessidades especiais.

O termo Inclusão de crianças portadores de necessidades especiais nunca esteve tão presente nas conversas dentro e fora das escolas de ensino regular em todo o país. E o motivo é muito simples, a clientela tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Para tanto é de fundamental importância a formação do professor.
Quando nos referimos ao professor e à Educação Especial no contexto escolar, lembramos de educação como um processo democrático, escola como um espaço de todos e para todos. Logo, o educador deve buscar alternativas para atender a diversidade existente no ambiente educacional. Para tanto precisa ter sensibilidade para compreender o aluno com necessidades especiais, respeitando suas diferenças, reconhecendo-o como pessoa com um determinado tipo de limitação; mas que também tem outras habilidades fortes. Para isso, é imprescindível que sejam abondonados os rótulos e as classificações baseadas nas suas limitações e deficiências. Considerando que não se pode aceitar a questão da Educação Inclusiva sem pensar na formação do professor, pois é um grande desafio aos educadores romper com o que está posto pela sociedade e começar a desenvolver um novo trabalho com um novo conhecimento, mediá-lo na construção e reconstrução, deixar de lado a mera transmissão para encarar o que dê sentido ao ensino, ensinar para hoje e para a vida e aprender com o aluno.
Fonte: http://www.educaline.com.br/

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